domingo, 6 de maio de 2012

Week-end Rouge / Red Weekend

- O Partido Trabalhista venceu as eleições municipais britânicas (05/06/2012).
- O Socialista François Hollande é eleito presidente da França (06/06/2012).

É natural que o indivíduo, ao se encontrar numa situação de conforto, queira manter seu status quo, e repudie qualquer intenção de políticas esquerdistas de redistribuição de renda e de incremento de políticas sociais. E uma sociedade com predominância destes indivíduos consequentemente irá eleger representantes mais conservadores e que mecham menos em seu bolso. Afinal de contas, o altruísmo não é uma das características mais comuns na espécie humana.

Porém, é impressionante a capacidade das sociedades esperarem chegar ao ponto de chafurdar na lama para escolher um representante de esquerda (que o digamos nós). Os europeus precisam demorar tanto para alterar seus representantes? A insistência nas políticas neoliberais de austeridade fiscal já não se provaram ineficazes o suficiente?

Europeus, esperando o "Deus Mercado" lhes alimentar

As palavras de congratulações de nossa Presidenta, ao mesmo tempo em que incentiva o novo presidente francês em sua árdua tarefa, dá um tapa na cara da Europa e em suas políticas neoliberais, comparando a mentalidade dos líderes europeus de hoje, aos da América Latina de outrora. Essa aí sabe cutucar como poucos:

"Quero transmitir-lhe meus mais efusivos cumprimentos por sua eleição para a presidência da França. Acompanhei com grande interesse suas propostas de vencer a crise que enfrenta a Europa com responsabilidade macroeconômica, mas, sobretudo, com políticas que favoreçam o crescimento, o emprego, a inclusão e a justiça social. Estou segura que poderemos compartilhar posições comuns nos foros internacionais – dentre eles o G20 – que permitam inverter as políticas recessivas, ainda hoje predominantes, e que, no passado, infelicitaram o Brasil e a maioria dos países da América Latina.(...)"


Fico feliz por Oscar Niemeyer ter vivido para presenciar este momento. Acho que é apenas o início de uma grande mudança. Mas tudo que existe um dia também teve o seu início, não é mesmo? Vamos esperar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário