sábado, 21 de abril de 2012

Louca para Mudar o Brasil


No meio de tanta gente "sana", enfim uma desmiolada resolve mudar nosso país. Dilma, a presidenta do Brasil, resolveu peitar o sistema financeiro mais lucrativo do planeta Terra. Diria seu antecessor, sem hesitar: "Nunca antes na história deste país...".

Mas como isto é possível? Como alguém que até pouco tempo era tida como uma terrorista pela mídia elitista deste país pôde fazer isto e ainda obter o apoio e congratulações de todos os setores da sociedade (exceto do setor financeiro, provavelmente)?

Bom creio que com o planejamento minucioso de uma gerrilheira, ela armou o ambiente ideal para atacar, sem pudor, os grandes bancos deste pais. Primeiro, conquistou a classe média elitizada, com seu comportamento intolerante a desvios de conduta dentro de seu próprio Governo. Com isso ganhou uma certa trégua do PIG (*), que preparava o "terceiro turno" eleitoral. Paralelamente deu continuidade aos programas sociais, com maiores investimentos nos carros-chefe Bolsa Família, ENEM, MCMV e PAC, ganhando assim apoio incondicional da base eleitoral lulista. Num segundo momento, prorrogou e concedeu novos incentivos e isenção de impostos ao setor industrial brasileiro, ganhando mais simpatia das grandes Federações e do empresariado. Aproveitou-se, então, do momento propício de grande aprovação popular, baixo desemprego, e de reconhecimento internacional em suas recentes viagens à Europa e aos EUA, na qual foi tratada como uma protagonista global. Pronto, cenário armado para uma tomada de decisão que, se realizada em seu primeiro dia de mandato, seria considerada inconsequente, radical, unilateral e blablablá. Mas, neste momento, está sendo considerada uma decisão serena, precisa e de grande coragem política.

Dilma faz, desta forma, o que nenhum, repito, NENHUM antecessor seu teve coragem de fazer: peitar o sistema financeiro. Diminuir o spread bancário fará cair, e muito, o custo do investimento empresarial. E, com isso, forçar os bancos a realizarem algo que deveriam fazer há muito tempo: ajudar nosso país a crescer.

Esta mudança, só concretizada graças à coragem e obstinação de nossa presidenta, fará mudar sem dúvidas o rumo de nosso país, com menores custos de administração financeira, menos gastos com financiamento da dívida pública (com a queda da SELIC), mais investimentos do setor privado, maior concessão de crédito pessoal e empresarial e menor endividamento das famílias.

Dilma, sem dúvida, é Louca para mudar o Brasil.

(*) PIG: Em nenhuma democracia séria do mundo jornais conservadores, de baixa qualidade técnica e até sensacionalistas, e uma única rede de televisão têm a importância que têm no Brasil. Eles se transformaram num partido político — o PiG, Partido da Imprensa Golpista (Paulo Henrique Amorim).

Sem comentários:

Enviar um comentário