domingo, 2 de dezembro de 2012

Ah, se fosse lá Fora...

É hábito de grande parte dos brasileiros crer que o que vem de fora é sempre melhor. E é hábito também as pessoas concordarem com essa máxima, porém afirmar que "mas eu não sou assim...".

Nosso país, com todos os seus problemas sociais, estruturais, culturais, ais e mais ais, é pioneiro e líder em vários segmentos. Exemplos temos vários:  Nosso agronegócio é líder mundial em produtividade e preservação de recursos naturais. Fomos precursores no uso de urnas eleitorais eletrônicas, cuja apuração é das mais rápidas e seguras do mundo. Nosso país é o único dentre os BRICS que cresce com distribuição de renda. Nossa grande vilã, a desigualdade social, cai há 12 anos seguidos. Temos uma das menores taxas de desemprego do mundo. O Brasil é líder mundial em criação de áreas protegidas (75% de toda área global colocada em proteção nos últimos 7 anos está aqui). Nós temos o Pré-Sal (que foi descoberto por uma empresa nacional!). Aqui gozamos de liberdade religiosa, política, sexual e de imprensa. A Europa nos está pedindo ajuda financeira, e o FMI diz que nosso modelo econômico deve servir de exemplo para o mundo. Não temos furacões nem terremotos. Temos a Amazônia e a maior reserva de água potável do mundo. Não entramos em guerra com outra nação há 70 anos. Teremos a Copa do Mundo e Olimpíadas. Só para citar alguns...

Porém, ao se deparar com a primeira situação de descrédito, a associação é inevitável: "Ah, tinha que ser no Brasil"... "Mas se fosse na Europa seria diferente"..."Eta paizinho de 3° mundo"... "Os americanos (sic) são bons mesmo". Alguém já ouviu essas frases antes? Será que algum de nós já não se colocou fazendo uma destas afirmações? E por que será?

Os problemas do Brasil são sérios, e não podemos ignorar. Alguns estão encardidos em nossa sociedade, como a corrupção, ingerência de serviços públicos, falta de formação política, ética e moral dos cidadãos, etc. E, se não forem debatidos ao extremo, nunca serão corrigidos. Mas será que lá fora é mesmo diferente? Fico com a impressão de que, quando lá fora eles erram, há sempre uma justificativa. Mas, quando o erro é nosso, é por culpa simples de sermos assim, brasileiros.

Claro que a mídia ajuda. A pauta de nossa imprensa é apenas de notícias negativas. Isto cria no subconsciente brasileiro a ideia de que tudo está ruim, e que estamos fadados a viver num mundinho de desgraças e decepções. As únicas boas notícias vem do esporte, principalmente de futebol, o que ajuda a fazer com que as pessoas se apeguem neste tema para aliviar a tensão do dia a dia. Além de nos influenciar a sermos uma cultura mono-esportiva, nos distancia da discussão de temas mais importantes, como a política e os valores sociais. Tudo o que absorvemos destes outros temas são notícias negativas que já vem mastigadas prontas para engolirmos e absorvermos como se fossem a verdade única e absoluta sobre os fatos.

Assim vamos nos tornando alienados e ignoramos o fato de sermos uma das nações com mais notícias positivas dos últimos anos. E alguns continuam a bajular culturas estrangeiras que, muitas vezes, nos superam em preconceitos e maus hábitos humanos e sociais. Influência de gerações anteriores, cansadas de desilusões e falta de oportunidade? Ou talvez como uma forma de lavar a alma diante de tantas decepções pessoais, quem sabe? Culpar nosso país pelos nossos próprios fracassos seria uma forma de anestesiar nossa consciência? Faça-se uma pergunta: Se tivesses nascido na Europa ou nos EUA, terias tido mais sucesso ou sido mais feliz?

Bom, mudar isso é difícil. Muito difícil. Mas vale a pena tentar. Falando nisso, segue um link para uma notícia oportuna. Um túnel desabou no Japão matando 5 pessoas e ferindo outras tantas. O número de vítimas deve aumentar, pois o túnel pegou fogo e testemunhas afirmaram ter visto corpos carbonizados. Não houve terremoto nem tempestade. Mas, certamente há uma justificativa plausível, pois os engenheiros japoneses são os melhores (não se lembram de Fukushima?). Eles não são como nós, assim... brasileiros.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2012-12-02/tunel-desaba-deixando-mortos-e-desaparecidos-no-japao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário