sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mandelbrot Fractal (1)

Sabe a criança com brinquedo novo? Pois bem, não consigo parar de olhar essas imagens... Seja pela sua beleza ou pela simbologia, é possível passar bons minutos vislumbrando e/ou viajando em devaneios a seu respeito. São os Fractais.


Wikipédia: Um fractal é um objeto geométrico que pode ser dividido em partes, cada uma das quais semelhante ao objeto original. Diz-se que os fractais têm infinitos detalhes, são geralmente auto-similares e independem de escala. Em muitos casos um fractal pode ser gerado por um padrão repetido, tipicamente um processo recorrente ou iterativo. O termo foi criado em 1975 por Benoît Mandelbrot, matemático francês nascido na Polónia, que descobriu a geometria fractal na década de 70 do século XX, a partir do adjetivo latino fractus, do verbo frangere, que significa quebrar.Vários tipos de fractais foram originalmente estudados como objetos matemáticos (...).


Auto-similaridade. A imagem que está contida em si mesma. Inevitável é a associação com a nossa vida. Precisamos entender que nossas ações estão presentes em tudo, e que o resultado do que colhemos é exatamente o reflexo destas nossas ações.


Há um sábio provérbio que diz que para se corrigir a sociedade é necessário, primeiro, corrigir o ser humano. Pois não é o ser humano que compõe a sociedade? Envergonha-te da sociedade de classes? Da exclusão social? Do culto à futilidade? Da hipocrisia e falsidade de nossas instituições? Envergonhe-te de ti mesmo, primeiro. Corrija-te, e começarás a corrigir o resto, pois tudo o que criticas, é apenas o espelho de ti e de seus pares. Somos a engrenagem do mecanismo. E o mecanismo não funciona bem se as engrenagens estiverem comprometidas.


E de pensar que um coisa dessas nasceu da necessidade da comprovação de cálculos matemáticos e de experimentos científicos... como é bom aprender coisas novas e navegar no conhecimento...


Sem comentários:

Enviar um comentário